19
dez

Mais Ruptura de Mindset do que de Tecnologia

É mais ruptura de mindset do que de tecnologia

As startups são empresas que resolveram novos problemas ou são empresas de tecnologia? Qual a diferença entre TAM e UBER senão a solução de problemas de mobilidade? A aviação também era uma inovação tecnológica décadas atrás. Hoje ninguém considera empresas de transporte aéreo como empresas de tecnologia.

Imagine-se no futuro e olhe para trás.  Provavelmente você não diria que estes exemplos são de “empresas de tecnologia”:

  • Airbnb – resolve problemas de hospedagem. No tempo das nossas avós hospedar um estranho era impensável.
  • Uber – resolve problemas de mobilidade. Se há alguns anos a nossa filha desse carona para um desconhecido a gente desconfiava.
  • Mercado Livre – ajuda a encontrar bons vendedores. Anos atrás era o boca-a-boca que garantia alguém de confiança para comprar algo sem ser enganado.

No entanto, na prática, isto não é tão simples de entender. O mindset do “basta repetir que está bom” é coisa do século passado. Vivemos na cultura do software, celular, chips que são feitos para se renovar. Existe uma maneira nova de resolver problemas.

É preciso criar “musculatura” para compreender e viver nesta nova realidade. Enfim, cada um de nós precisa aumentar a capacidade de se reinventar mesmo que esteja dentro de uma organização tradicional.