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dez

TODO NEGÓCIO, MESMO QUE NO FUTURO, NÃO EXISTIRÁ SEM CLIENTES

 

Muitos especialistas preveem que a indústria automotiva se modernizará ainda mais nos próximos anos, ganhando eficiência através da robotização e da digitalização de uma série de processos industriais que anteriormente eram realizados com pessoas e agora com máquinas. Com a chegada do digital é preciso não apenas se preocupar com a modernização dos processos fabris e de distribuição. É preciso pensar no futuro dos negócios que ainda estão por vir, suas tendências e os possíveis impactos no mercado, garantindo assim a continuidade das empresas no amanhã. Pensar no futuro a partir do que vem dando certo hoje é muito arriscado. Os negócios de maior sucesso da atualidade, como Uber, Airbnb, Mercado Livre, por exemplo, são todos disruptivos – ou seja, não existiam no passado.

Não é preciso ter bola de cristal para prever que ainda precisaremos ser competitivos. Entenda como conquistar, rentabilizar e reter clientes. Vamos imaginar que com a chegada dos carros autônomos, o proprietário do veículo ainda se tornará mais exigente, pois os veículos necessitarão de serviços de manutenção de alta tecnologia. Como os carros autônomos podem circular na estrada 24 horas por dia, 365 dias por ano, o nível de desgaste do veículo será muito maior.

Os clientes exigirão oficinas que entendam de um nível de automação maior, pois a influência da computação sobre seus componentes tende a aumentar. Por isso, os profissionais que trabalham na cadeia de autopeças deverão entender a lógica que comanda estas máquinas, tanto em relação aos hardwares (parte física) quanto aos softwares (programação).

Com a conectividade, os computadores de bordo trocarão informações através de aplicativos para smartphones, possibilitando a comunicação via Bluetooth ou Wi-Fi com dispositivos portáteis de leitura de módulos eletrônicos. Como o proprietário do veículo contará com um diagnóstico rápido e prático pelo celular, exigirá mecânicos que entendam a linguagem da máquina para saber qual o real problema e quais ajustem precisam ser feitos para continuar rodando. Toda a cadeia automotiva precisará compreender o básico de conceitos como algoritmos, código binário e Inteligência Artificial pode fazer a diferença para lidar com esses carros mais sofisticados e principalmente com clientes empoderados.

E o atendimento?

Hoje, já não vivemos sem celulares, APPs e plataformas. Estar próximo dos clientes está cada vez mais fácil. Os fabricantes poderão interagir mais diretamente do consumidor final para ganhar ainda mais a confiança e fidelização. Afinal, a reputação das montadoras está a um clique de distância.

Então, para que o atendimento mantenha a qualidade será necessário investir constantemente em aperfeiçoamento técnico. Isto fará com que os profissionais se tornem referência para os donos dos veículos, ajudando a aumentar a competitividade frente aos clientes.

Enfim, o futuro ficou incomum. No entanto, só é incerto para quem não está preparado para as oportunidades trazidas pelo novo cliente digital. E este será o tema do nosso próximo encontro. Até lá.