21
nov

A RUPTURA É DE TECNOLOGIA OU DE MINDSET?

As novas startups de hoje são empresas que resolveram novos problemas ou são empresas de tecnologia?

Qual a diferença entre a TAM e o UBER senão a solução de problemas de mobilidade? A aviação também era uma inovação tecnológica décadas atrás. Hoje ninguém considera empresas de transporte aéreo como empresas de tecnologia.

Imagine-se no futuro e olhe para trás. Provavelmente você não diria que estes exemplos são de “empresas de tecnologia”.

Veja alguns exemplos:

  • Airbnb – resolve problemas de hospedagem.
    No tempo das nossas avós hospedar um estranho era impensável.
  • Uber – resolve problemas de mobilidade.
    Se há alguns anos a nossa filha desse carona para um desconhecido a gente infartava.
  • Mercado Livre – ajuda a encontrar bons vendedores.
    Anos atrás era o boca-a-boca que garantia encontrarmos alguém de confiança para comprar algo sem ser enganado.

Apesar da tecnologia (também por causa dela) existe uma maneira nova de resolver os problemas. No entanto, na prática, isto não é tão simples de entender. O mindset do “basta repetir que está bom” é coisa do século passado. Vivemos na cultura do software, celular, chips que não feitos para se renovar.

No novo ambiente fortemente tecnológico, no qual o mercado se renova constantemente, é preciso criar “musculatura” para compreender e viver neste novo lugar.

Cada um de nós precisa aumentar a capacidade própria de se virar dentro dele, mesmo que esteja dentro de uma organização tradicional.