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Parte 4 – O futuro muda a cada 18 meses

Com as plataformas digitais sendo utilizadas para gerar negócios, criar relacionamentos e interagir com as empresas, se faz necessário aumentar a taxa de inovação para lidar com clientes cada vez mais digitalmente experientes. Os profissionais precisarão sair de índices muito baixos para altos em muito pouco tempo. É como se a forma de pensar obedecesse a Lei de Moore (1965): “O número de transistores dos chips teria um aumento de 100%, pelo mesmo custo, a cada período de 18 meses”.

Afinal, tudo agora passou a ser baseado em software, celular, plataformas, startups, que mudam regularmente e irão exigir renovação constantemente. Produtos e serviços eram feitos para durar e se repetir no tempo. Agora, são feitos para se renovar. Assim, a motivação, a vontade de mudar, de criar, de inovar de todos os profissionais de atendimento tem que ser muito maior do que no passado.

Em março/19 foi publicado um estudo do Google e a McKinsey sobre a maturidade digital do brasileiro. O Brasil é  população on line no mundo, em termos de atividades realizadas com uso diário do computador ou smartphone. No entanto, apesar de o brasileiro ter tirado uma nota geral de 3,5 em uma escala que vai de 0 a 5, as atividades estão muito relacionadas com o desejo de comunicação e socialização, e não para a cultura digital, entre elas, aprendizado de novas tecnologias por conta própria, atualização constante em relação a novas tecnologias, avaliação entre diferentes soluções para um problema, definição de indicadores e uso deles para trackear resultados, busca de soluções criativas e vocação para aprender testando, para dar alguns exemplos – em todos nestes casos a nota é 3,0. A nota cai ainda mais, para 1,8 quando se trata de criação e divulgação de conteúdo, organização, limpeza e manipulação de base de dados e programação.

O que muda com o digital é como nos comunicamos e, consequentemente, como nos administramos neste momento da história tão complexo – somos quase 7,7 bilhões de pessoas no planeta. É preciso aumentar a taxa de inovação – esta define o modelo ideal de relacionamento de trabalho entre as empresas e os seus colaboradores. A repetição funcionava bem para as organizações que repetiam mais do que mudavam – fazia sentido – hoje não é mais assim. É esta mudança que está matando os profissionais que não entendem a nova forma digital de pensar. E o pior, é que é muito difícil trocar o mindset. Mas lembre-se, o foco não deve ser a inovação propriamente dita. É preciso manter-se competitivo. Isto significa adquirir clientes, rentabilizar clientes, reter clientes e etc… É claro que para manter-se competitivo, é preciso inovar.

Enfim, uma saída é mudar a forma de conhecer, se informar e compartilhar. Isto tudo faz parte da essência humana.